Felipe Castilho escreve desde 2002, principalmente nos gêneros de fantasia, horror e ficção científica.
Publicou seu primeiro livro "solo" em 2012, Ouro, Fogo & Megabytes, o primeiro livro da série O Legado Folclórico (Editora Gutenberg), e a partir daí não parou mais. É autor best seller da duologia Ordem Vermelha e finalista do prêmio Jabuti com o livro Serpentário (Intrínseca). Nos quadrinhos, foi finalista do prêmio Jabuti e do Troféu HQ Mix com Savana de Pedra, publicou Imagine zumbis na Copa (Giz Editorial), Desafiadores do Destino: Disputa por controle (AVEC), O Horror de Dunwich (Editora de Cultura), Templo das Sombras (Estética Torta) e Guarás: a outra margem (edição independente).
De forma independente mantém uma campanha de financiamento coletivo recorrente no Catarse Assinaturas, onde escreve HQs e contos exclusivos para os apoiadores.
Já foi convidado das maiores feiras literárias e eventos de cultura pop do país, como Bienal do Livro do RJ e de SP, Flipelô e Feira do Livro de Porto Alegre. Também colaborou com projetos para grandes marcas e empresas do ramo do entretenimento, como CCXP, Omelete, Warner, Riot Games e Garena. Atualmente trabalha com narrativa para um dos games mais populares do mundo e escreve animações que, somadas, já passaram de 100 milhões de visualizações no mundo todo.
Felipe Castilho nasceu em 1985, criado na zona leste de São Paulo. Aos oito anos já aproveitava todo o tempo que podia para visitar a biblioteca da escola ou do bairro, lendo e escrevendo suas próprias histórias em quadrinhos.
Aos 16, inspirado pela republicação de O Senhor dos Anéis no Brasil, decidiu escrever seu próprio livro, o que o levou a se aproximar do mercado literário. Aos 19 anos começou a trabalhar com atendimento ao cliente em uma livraria, e desde então já trabalhou em várias etapas da vida do livro, incluindo editor e tradutor.
Aos 20 começou a publicar ficção curta em coletâneas diversas, para por fim lançar pela Editora Gutenberg seu primeiro livro da série O Legado Folclórico, Ouro, Fogo & Megabytes (2012), seguido de Prata, Terra & Lua Cheia (2013) e Ferro, Água & Escuridão (2015). A história, direcionada para público infantojuvenil, lhe trouxe a oportunidade de palestrar em escolas e eventos literários do Brasil inteiro, como Bienal do Livro do RJ e de SP, Flipelô e Feira do Livro de Porto Alegre.
Em 2016 roteirizou e lançou Savana de Pedra, quadrinho finalista do Prêmio Jabuti e indicada em diversas categorias no Troféu HQ Mix. Em 2017 lançou o primeiro livro da duologia Ordem Vermelha – Filhos da Degradação pela editora Intrínseca, em parceria com a CCXP, que figurou por diversas vezes nas listas de Mais Vendidos durante o ano de 2018. Em 2019, lançou a adaptação em quadrinhos de O Horror de Dunwich (Editora de Cultura), do escritor H. P. Lovecraft, e o thriller Serpentário (Intrínseca), indicado na categoria de Romance de Entretenimento do Prêmio Jabuti 2020.
Em 2020 criou e escreveu o seriado Carenteners para a Warner Channel, em parceria com a produtora Huuru e a Bezerra Filmes. Também colaborou com projetos para grandes marcas e empresas do ramo do entretenimento, como CCXP, Omelete, Riot Games e Garena. Atualmente trabalha com narrativa para um dos games mais populares do mundo e escreve animações que, somadas, já passaram de 100 milhões de visualizações no mundo todo.
Recentemente, em 2023, participou da antologia Teias Mortais (Harper Collins) com um conto em tributo à Agatha Christie. Pela editora Arte & Letra, publicou Cara/Coroa, HQ em conjunto com Tainan Rocha e Marília Marz. Pela Comixology, teve recentemente a série Mistland anunciada, HQ em parceria com a Stout Club.
Felipe também ministrou aulas de Roteiro para Quadrinhos na Quanta Academia de Letras por anos, de 2015 até o início de 2020, além de cursos e oficinas sobre escrita criativa e construção de mundos e personagens em diversas unidades do SESC de todo o país. De forma independente mantém uma campanha de financiamento coletivo recorrente no Catarse Assinaturas, onde escreve HQs e contos exclusivos para todos aqueles que acompanham e apoiam seu trabalho mensalmente.
Publicações
-
Cara/Coroa, com Tainan Rocha e Marília Marz, editora Arte & Letra (2023)
-
Quadrinhos é ou não é literatura?, com Tainan Rocha, zine independente, 2023
-
Guarás: a outra margem, com Monaramis, independente, 2022
-
Templo das Sombras, Estética Torta, 2022
-
Serpentário, Intrínseca, 2019;
-
O Horror de Dunwich, com Fred Rubim, Editora de Cultura, 2019
-
Desafiadores do Destino - Disputa por Controle, com Mauro Fodra e Mariane Gusmão, Avec, 2018;
-
Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (Ordem Vermelha, #1), Intrínseca, 2017;
-
Savana de Pedra, 2017; (esgotado)
-
Ferro, Água e Escuridão (O legado folclórico #3), Gutenberg, 2015;
-
Imagine zumbis na Copa, com Tainan Rocha, Giz Editorial, 2014; (esgotado)
-
Prata, terra & lua cheia (O legado folclórico, #2), Gutenberg, 2013;
-
Ouro, fogo & megabytes (O legado folclórico, #1), Gutenberg, 2012.
Contos e coletâneas
-
O caso das três nefastas assinaturas, Teias Mortais, Harper Collins, 2023;
-
H.G.W. Agência de Viagens, A máquina do tempo, Darkside Books, 2021.
Audiobook
-
Futuros Malfeitos, Pretéritos Imperfeitos, Toca Livros, 2018;
Animações
-
Booktrailer Ouro, Fogo & Megabytes (2012)
-
Fast & Furious: Hobbs & Shaw Eventclip | CCXP Cologne (2019)Reckoning | Free Fire (2020)
-
Time for Action | Free Fire (2020)
-
Bermuda Remastered | Free Fire (2020)
-
Booyah Day | Free Fire (2021)
-
A Dangerous Alliance | Free Fire Motion Comic (2021)
-
Booyah Day Premiere Show | Free Fire (2021)
-
All In | Free Fire World Series 2021
-
Heroes Arise | Free Fire World Series 2022
-
Project Cobra | Free Fire (2022)
-
Double Trouble | Free Fire (2022)
-
Tatsuya and Shirou's story | Free Fire Motion Comic (2022)
-
Orion, The Fist of Vengeance | Free Fire (2023)
Séries
-
Carenteners | Warner (2020)